HOME FEEDBACK

Impasse entre Elon Musk e Itália trava contrato de 1,5 bi de euros

Negociações entre Starlink e governo italiano travam devido a tensões geopolíticas. Ministro da Defesa destaca a mudança de foco e críticas da oposição sobre contrato de segurança nacional.

Negociações entre Starlink e governo da Itália estagnam

No último sábado (22.mar.2025), o ministro da Defesa, Guido Crosetto, afirmou que as discussões entre a operadora de internet via satélite Starlink, de Elon Musk, e o governo italiano estão paralisadas.

Crosetto destacou que o impasse reflete tensões geopolíticas. O governo da primeira-ministra Giorgia Meloni busca garantir comunicações criptografadas para autoridades em áreas de risco, e a Starlink é uma das concorrentes para o fornecimento do sistema.

Segundo o ministro, as tratativas mudaram de aspecto técnico para discussões relacionadas às declarações de Musk. A Starlink já possui cerca de 7.000 satélites ativos e opera na Itália desde 2021.

As negociações, avaliadas em 1,5 bilhão de euros (US$ 1,62 bilhão), enfrentam críticas da oposição, que questiona a segurança de conceder um contrato nacional a um empresário estrangeiro, especialmente considerando as ameaças de Musk de desligar o serviço na Ucrânia.

Crosetto acredita que as discussões retornarão ao nível técnico quando as tensões se reduzirem, ressaltando a importância de garantir segurança para o país. Ele descreveu Musk como um “gênio visionário”.

O representante da Starlink na Itália, Andrea Stroppa, defendeu a necessidade de desenvolver infraestrutura independente na Europa, mas afirmou que a Starlink pode ser a melhor solução no curto prazo, dada a demanda operacional nos próximos anos.

Leia mais em poder360