HOME FEEDBACK

Imperador do Japão visitou Brasil três vezes e tocou com orquestra sinfônica de São Paulo

A visita de Lula ao Japão marca um importante momento nas relações bilaterais, com foco em comércio e cooperação cultural. Durante a estadia, o presidente brasileiro destaca a relevância do país oriental para a Casa Imperial e o histórico laço de amizade entre as nações.

Imperador Naruhito do Japão recebeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio Imperial em Tóquio nesta segunda-feira (24/3).

A visita marca a primeira viagem internacional de longa distância de Lula após complicações decorrentes de um acidente doméstico.

Na pauta de comércio, ele destacou:

  • liberação de importações de carne bovina e suína do Brasil pelo Japão;
  • avanço nas discussões do Acordo Mercosul-Japão.

O Japão e o Brasil possuem uma parceria de 130 anos. A recepção de Lula, uma visita de Estado rara, inclui um banquete e apresentação da família imperial.

Além do encontro com Naruhito e a imperatriz Masako, Lula também se reunirá com o primeiro-ministro Shigeru Ishiba e participará do Fórum Empresarial Brasil-Japão.

Histórico:

  • Naruhito já visitou o Brasil três vezes, começando em 1982, quando tocou viola com a Orquestra Sinfônica Jovem Municipal.
  • As primeiras visitas oficiais dos filhos dos imperadores eméritos foram ao Brasil, mostrando a relação profunda entre a Casa Imperial e o país.

Naruhito se tornou o 126º imperador do Japão em 1º de maio de 2019, prometendo promover o pacifismo e atuar como símbolo do Estado.

A imperatriz Masako, apesar das pressões familiares e problemas de saúde, está se recuperando e se dedica a servir o povo japonês.

O Japão enfrenta debates sobre a sucessão imperial, especialmente após o nascimento do príncipe Hisahito em 2006, que trouxe alívio quanto à continuidade da linha masculina.

Esta notícia foi originalmente publicada em outubro de 2019 e republicada em 25/03/2025.

Leia mais em bbc