HOME FEEDBACK

Importação seguirá pressionando indústria do aço nos próximos meses, diz Inda

A indústria siderúrgica enfrenta desafios devido à alta importação de aço, que impacta preços e vendas no mercado interno. Mesmo com a possibilidade de novas medidas do governo, a pressão deve persistir nos próximos meses.

Indústria Siderúrgica Brasileira: A indústria enfrenta pressão contínua devido aos altos volumes de aço importados, mesmo que o governo federal tome medidas.

Essa avaliação foi compartilhada pelo presidente do Instituto Nacional dos Distribuidores de Aços Planos (Inda), Carlos Loureiro. Ele destacou que a importação de aço plano no Brasil atingiu um crescimento de 21% em abril, totalizando 293,26 mil toneladas, e um acumulado de 1,09 milhão de toneladas nos primeiros quatro meses do ano.

Os dados vêm em resposta ao regime de cotas e tarifas em vigor, que pode não ser renovado. O governo ainda não se manifestou sobre o futuro desse esquema, que impõe uma tarifa de 25% para produtos que excedem as cotas.

Além disso, Loureiro mencionou que há expectativas de mudanças na política, como a possível eliminação das cotas. Contudo, isso permanece como uma esperança do setor.

Atualmente, o porto de São Francisco do Sul (SC) possui uma fila de navios com aproximadamente 750 mil toneladas de aço plano esperando descarregamento.

As vendas de abril caíram 4,3% em relação a março. Contudo, a expectativa é de aumento de 3% em maio, acumulando 1,5% de crescimento no ano.

A situação de estoques é preocupante, com 1,06 milhão de toneladas em abril, representando 3,3 meses de vendas, enquanto os preços tendem a cair.

Exportações: As vendas de aço plano ao exterior totalizaram 535 mil toneladas em abril, uma queda de 30% em relação a março, sobretudo para os Estados Unidos.

No quadrimestre, as vendas externas ao EUA cresceram 21%, com o país mantendo 85% de participação nas exportações brasileiras.

Leia mais em infomoney