HOME FEEDBACK

Importações de ovos dos EUA, inclusive do Brasil, podem ser afetadas por tarifas

Tarifas sobre ovos importados podem pressionar ainda mais os preços nos EUA, que já estão elevados em relação ao ano passado. A medida gera incertezas e reações de países afetados, como Brasil e Coreia do Sul.

Novas tarifas de Donald Trump podem incluir ovos importados.

A secretária de Agricultura, Brooke Rollins, afirmou que tarifas sobre importações de ovos são possíveis, com negociações em andamento.

Na quarta-feira (2), o presidente Trump anunciou tarifas amplas, criticadas por grupos agrícolas. Especialistas alertam que isso pode aumentar os preços ao consumidor.

Os EUA aumentaram as importações de ovos da Turquia, Brasil e Coreia do Sul devido a um surto de gripe aviária que matou quase 170 milhões de aves.

Tarifas propostas:

  • 10% sobre importações da Turquia e do Brasil
  • 26% sobre importações da Coreia do Sul

Greg Tyler, CEO do USA Poultry & Egg Export Council, destacou que fabricantes terão que absorver custos ou repassá-los aos consumidores, resultando em aumentos nos preços dos ovos processados.

Os preços dos ovos caíram recentemente, mas ainda estão 60% acima do mesmo período do ano passado, a US$ 3 por dúzia, segundo o USDA.

O governo brasileiro avaliando sua resposta e a Coreia do Sul tomou medidas emergenciais. A incerteza das tarifas pode causar flutuações no mercado.

Os EUA importaram mais de 1,6 milhão de dúzias de ovos em janeiro e fevereiro de 2023, quase todos da Turquia. Porém, a Turquia pode não ser um grande fornecedor futuramente devido às tarifas e sua própria epidemia de gripe aviária.

Leia mais em infomoney