HOME FEEDBACK

Imposição de tarifas não é interessante para ninguém, diz China

China reafirma oposição ao protecionismo dos EUA e defende o Brics como uma plataforma de cooperação. Porta-voz critica as ameaças tarifárias de Trump, destacando a busca por crescimento mútuo entre os países do bloco.

China condena ameaças tarifárias dos EUA

O governo da China reafirmou sua oposição à estratégia comercial dos Estados Unidos após o presidente Donald Trump anunciar, no domingo (6.jul.2025), a aplicação de uma taxa de 10% a países aliados do Brics.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, declarou que o país é contra guerras tarifárias e o uso de tarifas como ferramentas de pressão.

Sobre as críticas de Trump às “políticas antiamericanas do Brics”, Ning afirmou que a cooperação entre os membros do bloco visa o crescimento mútuo e não se dirige contra nenhum país específico.

Ela enfatizou que o Brics é uma plataforma significativa para mercados emergentes, que promove abertura, inclusão e cooperação vantajosa.

No mesmo dia, Trump afirmou, em sua rede social, que qualquer país que apoiar as políticas do Brics será alvo da tarifa adicional de 10%, sem exceções.

A declaração reascende a guerra comercial entre China e Estados Unidos, que já está em andamento desde abril. Embora Trump tenha assinado um acordo com os chineses no final de junho para encerrar a disputa, a nova medida eleva as tensões novamente, dada a liderança da China no Brics.

Leia mais em poder360