Imposto de Renda 2025: contribuinte precisa declarar transações via Pix?
Contribuintes devem estar atentos às regras para informar transações via Pix na declaração de Imposto de Renda 2025. A Receita Federal esclarece que a tributação ocorre apenas em casos de aumento patrimonial relacionado a essas operações.
Imposto de Renda 2025: Contribuintes devem se perguntar se precisam informar transações via Pix na declaração deste ano.
A entrega da declaração começa na próxima segunda-feira, e o programa para preenchimento já está disponível.
Em janeiro, a Receita Federal criou uma portaria exigindo que bancos repassassem dados sobre transações de mais de R$ 5 mil, mas a norma foi revogada e nada mudou nas exigências.
Tributação sobre o Pix: O Pix em si não gera impostos. A cobrança ocorre apenas se houver aumento no patrimônio, como na compra de imóveis ou carros, independente da forma de pagamento.
Prestadores de serviço autônomos que tenham recebido R$ 33.888 ou mais devem declarar à Receita Federal.
Caso você tenha vendido bens, como carros ou imóveis, também é necessário declarar essas transações, independente do método de pagamento.
Para evitar complicações, é recomendado declarar, pois a Receita tem mecanismos para monitorar gastos, como cartões de crédito e notas fiscais.
Quem deve declarar? Para mais informações sobre o Imposto de Renda 2025, acesse o ambiente especial do GLOBO com vídeos, tutoriais e reportagens.