Imposto de Renda 2025: Receita começa a receber declarações pré-preenchidas nesta terça
Receita Federal inicia recebimento da declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2024, facilitando o processo para contribuintes com conta no gov.br. A mudança se deve à greve dos auditores fiscais e deve aumentar o número de declarações feitas por esse formato.
Prazos e Novidades do Imposto de Renda 2025
A Receita Federal inicia a recepção da declaração pré-preenchida do Imposto de Renda Pessoa Física 2025, ano-base 2024, a partir de 1º de abril.
Declaração pré-preenchida permite ao contribuinte acessar automaticamente informações sobre rendimentos, deduções, bens e dívidas, sem necessidade de digitação.
Para utilizar esse recurso, o contribuinte deve ter uma conta nível Prata ou Ouro no gov.br. Caso não realize a própria declaração, pode usar o site ou app Meu Imposto de Renda e autorizar o acesso a um CFP ou CNPJ.
A abertura tardia do prazo se deve à greve dos auditores fiscais, que reivindicam reajuste salarial.
Novidade a partir de 1º de abril: a declaração pré-preenchida incluirá:
- Contribuições de previdência privada;
- Atualização do saldo de conta bancária e poupança;
- Atualização do saldo de fundos de investimento;
- Imóveis adquiridos no ano calendário;
- Doações efetuadas no ano calendário;
- Conta bancária/poupança ainda não declarada;
- Fundo de investimento ainda não declarado;
- Contas bancárias no exterior.
A Receita Federal espera receber 26,33 milhões de declarações no formato pré-preenchido (57% do total). Em comparação, no ano anterior, foram 17,89 milhões (41,2%).
Até 31 de março, foram entregues 5,21 milhões de declarações. O prazo final é 30 de maio, com previsão de receber 46,2 milhões de documentos.