Imposto de Renda: Adeus, PGD? Receita Federal prepara transição para novo sistema
Receita Federal anuncia descontinuação do PGD para implementar o Meu Imposto de Renda. A nova plataforma digital promete maior segurança e acessibilidade para os contribuintes a partir de 2025.
Programa Gerador da Declaração (PGD) do Imposto de Renda será descontinuado.
A Receita Federal introduzirá a funcionalidade Meu Imposto de Renda (MIR), que já está em desenvolvimento, mas não tem data definida para o fim do PGD.
José Carlos Fonseca, supervisor nacional do Imposto de Renda, reiterou que a Receita está focada na plataforma digital para maior segurança e acessibilidade.
O Meu Imposto de Renda poderá ser acessado por celular, tablet e computador, através do aplicativo da Receita Federal disponível para Android e iOS.
O serviço já está disponível no portal e-CAC e no site da Receita, com o objetivo de centralizar todas as funções em um único aplicativo. É requerida uma conta no Portal Gov.br nos níveis prata ou ouro para acesso.
Fonseca esclareceu que será uma aplicação multiexercício para os anos de 2025 e seguintes, sem novas versões, apenas atualizações de tabelas.
O PGD ainda estará disponível para download para a declaração de 2025.
Dúvidas sobre Imposto de Renda? Envie para ir@oglobo.com.br. Elas podem ser esclarecidas em matérias e vídeos publicados na página do GLOBO no YouTube.