HOME FEEDBACK

Imposto de Renda atinge 5 milhões de declarações no dobro de tempo de 2024

Ritmo de entrega das declarações do Imposto de Renda este ano é mais lento devido ao atraso na liberação de dados pré-preenchidos. A Receita Federal projeta que 46,2 milhões de declarações sejam enviadas até o final do prazo, em 30 de maio.

Mais de 5 milhões de declarações do Imposto de Renda já foram entregues. Até as 10h do dia 31, foram registrados 5.211.894 documentos, segundo a Receita Federal.

A marca foi atingida após 15 dias do início do prazo, um ritmo mais lento em comparação a 2024, quando o mesmo número foi alcançado no sexto dia.

O atraso é atribuído à liberação dos dados da declaração pré-preenchida, que só será concluída em 1º de abril, e à paralisação dos auditores fiscais, que dura quase quatro meses.

  • Estimativa: 57% das declarações devem usar a ferramenta de pré-preenchimento.
  • Expectativa da Receita: 46,2 milhões de declarações até 30 de maio.
  • Atraso resulta na espera dos contribuintes por dados completos.

A declaração pode ser feita pelo PGD, com opções online disponíveis apenas em 1º de abril. O acesso à declaração pré-preenchida requer senha do portal Gov.br.

Restituição será paga em cinco lotes de maio a setembro, com o primeiro em 30 de maio. O critério de prioridade é a data e horário do envio.

Documentos necessários: recibos de despesas médicas e educacionais, comprovantes de venda de bens e informe de rendimentos.

Leia mais em folha