HOME FEEDBACK

Imposto de Renda: Contribuintes reclamam que declaração online não funciona no 1º dia de liberação

Programa Meu Imposto de Renda enfrenta instabilidade após liberação atrasada, gerando reclamações de contribuintes. A Receita Federal não explicou o motivo do atraso e do erro durante o acesso aos serviços online.

A Receita Federal liberou com atraso o acesso ao programa Meu Imposto de Renda para declaração no celular, tablet ou online. A previsão era às 9h, mas o acesso foi liberado apenas às 10h desta terça-feira (1º).

Durante uma hora, os usuários viam uma página de erro. A Receita não explicou o motivo do atraso até a publicação desta notícia.

Após a liberação, os sites do Meu Imposto de Renda e do e-CAC apresentaram instabilidade, dificultando o acesso às informações. Reclamações no Downdetector dispararam.

Carregamento dos dados da declaração pré-preenchida ocorreu conforme o previsto, com informações de bancos, bens e direitos de 2024 e previdência privada disponíveis desde as 9h.

No dia 17 de março, foram liberadas informações sobre valores de empregadores, INSS e serviços de saúde.

Entre 9h e 10h, o acesso ao Meu Imposto de Renda gerou mensagens de erro. O aplicativo informava que o preenchimento só estaria liberado em 1º de abril.

Depois da liberação, o sistema apresentou mais instabilidades, com mensagens de erro "503 - Serviço Indisponível" e "Ocorreu um erro inesperado".

A situação gerou reclamações no X (antigo Twitter), com usuários brincando sobre o atraso em relação à data de 1º de abril.

Os picos de reclamações foram registrados: 221 no site da Receita às 10h47, 87 no Gov.br às 13h04, e 74 no e-CAC às 9h49.

Prazo para declaração começou em 17 de março e vai até 30 de maio. Atrasos resultarão em multa de R$ 165,74 a 20% do imposto devido de 2024.

Leia mais em valoreconomico