HOME FEEDBACK

Imposto zero para importação de alimentos começa nesta 6ª

Isenção de impostos de importação abrange alimentos básicos como café e açúcar, visando combater a inflação. A medida, anunciada em março, não tem prazo para término e deve gerar um impacto fiscal de R$ 650 milhões.

A partir de 14 de fevereiro de 2025, a isenção de impostos de importação será aplicada a uma seleção de alimentos básicos, como café e açúcar, como parte da estratégia do governo federal para combate à inflação.

A medida foi anunciada pela equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 6 de março e segue após uma taxa mensal do IPCA de 1,30% em fevereiro. O grupo de alimentação e bebida teve alta de 0,70%, com impacto de 0,15 ponto percentual.

A iniciativa não tem prazo definido para terminar e terá um impacto fiscal de R$ 650 milhões ao longo de um ano. O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou que não será solicitado aos Estados a redução do ICMS sobre os alimentos beneficiados.

Itens beneficiados:

  • Café
  • Açúcar
  • Sardinha (com quota de 7.500 toneladas)

Fora do benefício:

  • Carnes de frangos e suínos

Segundo levantamento do Poder360, a isenção terá impacto limitado na inflação, já que os produtos beneficiados representam apenas 1% de tudo que o Brasil importou em 2024.

Leia mais em poder360