Imprensa internacional repercute carta e tarifas de Trump contra o Brasil: ‘destemperada’
Trump anuncia tarifas de 50% sobre produtos brasileiros em resposta a questões políticas internas. A medida, considerada uma "dramática intensificação", gera repercussão negativa na imprensa internacional.
Trump anuncia tarifas de 50% para produtos brasileiros
Nesta quarta-feira, a imprensa internacional repercutiu o anúncio do presidente americano Donald Trump sobre a imposição de tarifas de 50% sobre produtos do Brasil a partir de 1 de agosto.
A decisão foi comunicada em uma carta na rede Truth Social, justificando-se pela censura às mídias sociais americanas e ataques do STF à liberdade de expressão. Trump se referiu ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro como um "caça às bruxas".
O The Guardian chamou a carta de "destemperada", ressaltando sua diferença em relação a anúncios de tarifas anteriores. A matéria também comparou os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 com a invasão ao Capitólio em 2021.
A CNBC destacou que a carta a Lula da Silva é mais severa, impondo tarifas como punição por questões políticas. Apesar das alegações de Trump sobre déficits comerciais, os EUA tiveram um excedente de US$ 7,4 bilhões em 2024.
O New York Times afirmou que usar tarifas para interferir em um julgamento estrangeiro é uma demonstração do uso de impostos como um "porrete". O Financial Times também noticiou que as tarifas visam uma suposta injustiça contra Bolsonaro.
A Bloomberg descreveu o anúncio como uma "dramática intensificação" das críticas de Trump às políticas de Lula.
LEIA MAIS SOBRE O TARIFAÇO