HOME FEEDBACK

Imprensa iraniana relata 'forte' explosão na província de Bushehr, local de reator nuclear

Explosões na província de Bushehr coincidem com bombardeios dos EUA a instalações nucleares iranianas. A AIEA alerta para riscos de liberação de radioatividade em caso de ataque à usina.

Explosão na Província de Bushehr

A imprensa iraniana reportou uma forte explosão neste domingo, 22, na província de Bushehr, onde está localizada a única usina nuclear do país. O evento ocorreu após os EUA bombardearem instalações nucleares iranianas.

O jornal Shargh informou que dois locais perto de Bushehr foram "atacados pelo regime sionista". Além disso, outra explosão foi registrada na província de Yazd.

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) alertou que um ataque à usina poderia levar a uma liberação muito alta de radioatividade em um raio de centenas de quilômetros.

Os EUA bombardearam três instalações nucleares do Irã, resultando em “consequências eternas”, segundo Teerã, no décimo dia da guerra entre Irã e Israel. O presidente Donald Trump afirmou que as instalações nucleares foram "completamente destruídas" e ameaçou novos ataques se o Irã não buscar a paz.

Nos últimos dez dias, bombardeios israelenses abateram centenas de instalações militares e nucleares, resultando na morte de oficiais e cientistas envolvidos no programa nuclear do Irã.

O Irã, que nega estar buscando armas nucleares e defende seu direito ao programa nuclear civil, respondeu com lançamentos de mísseis e drones, a maioria interceptada pelos sistemas de defesa aérea israelenses.

Leia mais em exame