Incêndio florestal mata uma idosa e deixa nove feridos na França
Incêndio florestal no sul da França já devastou 15.000 hectares e provocou uma morte. Autoridades mobilizam 1.200 bombeiros em uma luta intensa contra as chamas que ameaçam comunidades locais.
Centenas de bombeiros lutam, nesta quarta-feira (6), para combater um incêndio florestal no sul da França. O fogo deixou uma pessoa morta, nove feridos e um desaparecido.
O incêndio, que começou na terça-feira no departamento de Aude, é o maior registrado na França neste verão. Até agora, 1.200 bombeiros foram mobilizados.
Uma idosa faleceu em Saint-Laurent-de-la-Cabrerisse e duas pessoas ficaram feridas, com uma em estado grave. Sete bombeiros também se feriram por inalação de fumaça, e 15.000 hectares e 15 municípios foram afetados.
A situação é desfavorável devido à seca, calor e forte vento, segundo a secretária-geral da prefeitura, Lucie Roesch. A autoestrada A9 e várias rodovias secundárias estão fechadas. Dois campings e um povoado foram evacuados.
O incêndio danificou 25 casas e 35 carros, e deixou 2.500 residências sem eletricidade. O primeiro-ministro, François Bayrou, visitará a região hoje.
Moradores relatam o cheiro de queimado e a luta constante contra as chamas. Emmanuel Macron, presidente francês, mobilizou todos os recursos do país e alertou a população para agir com precaução.
A Justiça já investiga as causas do incêndio, que teve início em Ribaute. O cenário em Aude é agravado pela falta de chuvas e pelo aumento das áreas queimadas nos últimos anos.
Moradores expressam sua angustia com os incêndios, que afetam a fauna, flora e as vidas das pessoas.
Com informações da AFP
Publicado por Fernando Dias