Índia bombardeia alvos ‘terroristas’ do Paquistão, anuncia governo
Os bombardeios indianos visam combater o terrorismo e responder a ataques na Caxemira, aumentando a tensão entre os dois países. O governo indiano afirma que as ações foram cuidadosas e específicas, sem atingir alvos militares paquistaneses.
A Índia realizou bombardeios com mísseis contra nove locais no Paquistão, visando "infraestruturas terroristas". A ação é uma represália ao atentado de abril na Caxemira, que matou 26 pessoas.
O governo indiano anunciou a operação nesta quarta-feira (7). Embora o ataque não tenha sido reivindicado, a Índia acusou Islamabad, que negou envolvimento.
A operação, chamada Operação Sindoor, teve o objetivo de atingir locais de onde teriam sido organizados ataques terroristas. O governo indiano afirmou que a ação foi específica, equilibrada e sem alvo em instalações militares paquistanesas.
O Exército indiano também reportou que o Paquistão disparou tiros de artilharia contra seu território nas regiões de Bhimber Gali e Poonch-Rajauri.
O porta-voz do Exército paquistanês, tenente-general Ahmed Chaudhry, alertou que suas forças responderão "no momento" que escolherem.
*Com informações da AFP
Publicado por Carolina Ferreira