HOME FEEDBACK

Índia dispara mísseis contra Paquistão, que classifica ataque como ato de guerra

Conflito se intensifica entre as nações nuclearmente armadas, com alegações de perdas civis e militares. Autoridades indianas justificam os ataques como resposta a ameaças terroristas provenientes do território paquistanês.

Índia disparou mísseis contra o Paquistão na manhã desta quarta-feira (7), como retaliação ao massacre de turistas indianos no mês passado.

O Paquistão classificou os ataques como ato de guerra, informando que mais de 20 pessoas, incluindo crianças, foram mortas.

Os mísseis atingiram pelo menos nove locais onde, segundo a Índia, ataques terroristas foram planejados. O Ministério da Defesa indiano declarou que os alvos ficavam na Caxemira controlada pelo Paquistão e na província de Punjab.

O exército paquistanês afirmou ter abatido vários caças indianos, com três aviões caindo em vilarejos na Índia. Houve intensa troca de tiros entre os dois lados, resultando na morte de sete civis por bombardeios paquistaneses, conforme relatos de policiais e médicos indianos.

As tensões aumentaram após um ataque em abril, que deixou 26 vítimas, a maioria turistas hindus na Caxemira indiana. A Índia acusa o Paquistão de estar por trás do ataque, atribuído a um grupo autodenominado Resistência da Caxemira, com vínculos ao Lashkar-e-Taiba, um grupo militantemente dissolvido. O Paquistão nega qualquer envolvimento.

Índia e Paquistão já travaram duas das três guerras pela Caxemira, região que é dividida e reivindicada por ambos os países.

Leia mais em valoreconomico