Índia manda bloquear mais de 8 mil contas na rede X em meio a crise com o Paquistão
A medida do governo indiano é parte de um esforço maior para controlar a narrativa em meio a tensões com o Paquistão. A X expressou preocupações sobre a censura e a violação da liberdade de expressão.
Governos indiano8 mil contas na rede social X, incluindo perfis de meios de comunicação internacionais e influenciadores.
A ação é considerada censura pela plataforma e ocorre em meio a tensões crescentes com o Paquistão.
A decisão foi comunicada em 8 de outubro, sob ameaça de sanções legais e prisão de funcionários locais. A X, de Elon Musk, está cumprindo a ordem, mas não divulgou os perfis afetados.
O bloqueio coincide com um conflito entre Índia e Paquistão, que resultou na morte de pelo menos 48 civis e alimentou uma onda de desinformação nas redes sociais.
A Meta, dona do Facebook e Instagram, também removeu páginas voltadas à comunidade muçulmana em resposta a pedidos do governo indiano, que não justificou a maioria das suspensões.
A X criticou a decisão, alegando que ela viola a liberdade de expressão e impõe censura sobre conteúdo futura, enquanto foi forçada a cumprir a ordem para manter o serviço acessível na Índia.
"A X recebeu ordens do governo indiano para bloquear mais de 8.000 contas na Índia, sob a ameaça de potenciais sanções", informou a rede social.