Índia ofereceu zerar tarifas sobre produtos dos EUA, diz Trump
Trump revela que a Índia ofereceu eliminar tarifas sobre produtos americanos em negociações comerciais. O ministro indiano destaca a necessidade de um acordo "mutuamente benéfico" e reforça que as negociações estão em andamento.
Trump anuncia oferta da Índia para eliminar tarifas sobre produtos americanos
O presidente dos EUA, Donald Trump, revelou, em evento no Catar, que a Índia fez uma proposta para eliminar tarifas sobre produtos americanos. Esta oferta surge enquanto o país asiático busca um acordo para evitar impostos de importação mais altos.
Trump não deu mais detalhes sobre a oferta, e o Ministério do Comércio da Índia não comentou. O Ministro das Relações Exteriores indiano, Subrahmanyam Jaishankar, afirmou que as negociações comerciais estão em progresso e que qualquer julgamento antecipado é impróprio.
A Índia iniciou negociações comerciais após a visita do primeiro-ministro Narendra Modi à Casa Branca, com a expectativa de finalizar a primeira fase do acordo bilateral até o outono do hemisfério norte. Novas reuniões estão agendadas para maio entre o ministro do comércio indiano e a administração Trump.
Recentemente, a Índia ameaçou tarifas retaliatórias devido a tarifas mais altas dos EUA sobre aço e alumínio. Analistas sugerem que os comentários de Trump podem indicar a proximidade de um acordo ou uma tática de negociação por parte da Casa Branca.
O mercado reagiu de maneira contida, com a rupia se recuperando ligeiramente e o índice NSE Nifty 50 subindo 1,7%. Trump tem pressionado a Índia a resolver o desequilíbrio comercial de US$ 47 bilhões identificado no ano passado, prometendo tarifas recíprocas de 26% que estão suspensas até julho.
A Índia já adotou medidas para atender às demandas de Trump, como reduzir tarifas sobre produtos americanos como uísque bourbon e motocicletas da Harley-Davidson. Também propôs tarifas zero em produtos como componentes automotivos e farmacêuticos.
Enquanto Modi e Trump mantêm uma relação forte, há frustração crescente na Índia sobre a insistência de Trump em usar o comércio como uma ferramenta de barganha em questões como o cessar-fogo entre Índia e Paquistão.
Além disso, Trump revelou ter conversado com o CEO da Apple, Tim Cook, desestimulando a expansão da produção na Índia, indicando que a Apple deve aumentar sua produção nos EUA.