Índia propõe reduzir diferença tarifária com EUA em busca de acordo com Trump
Índia busca reduzir tarifas para facilitar acordos comerciais com os EUA. Mudança de 13% para menos de 4% poderá diminuir barreiras e impulsionar relações bilaterais.
A Índia propôs uma redução em sua disparidade tarifária com os Estados Unidos, de 13% para menos de 4%, como condição para isenção das tarifas impostas pelo presidente Donald Trump.
A proposta surge durante as negociações comerciais entre os dois países.
Essa medida poderia resultar em uma redução de 9 pontos percentuais na média de tarifas, fundamental para diminuir as barreiras comerciais na Índia, que é a quinta maior economia do mundo.
Atualmente, os EUA são o principal parceiro comercial da Índia, com comércio bilateral de US$ 129 bilhões em 2024, e um superávit indiano de US$ 45,7 bilhões.
No dia 8, Trump anunciou um "acordo revolucionário" com o Reino Unido, que poderá ser um modelo para negociações comerciais com outros países, como a Índia.
No mês passado, o governo dos EUA anunciou uma pausa de 90 dias nas tarifas recíprocas, incluindo uma tarifa de 26% sobre produtos indianos, mantendo a tarifa base de 10%.