Índia recupera dados de caixas-pretas após acidente aéreo que deixou mais de 200 mortos
Investigadores buscam entender causa do acidente aéreo em Ahmedabad e melhorar segurança. Análise das gravações deve ajudar a reconstruir os eventos que levaram à tragédia.
Investigadores indianos recuperaram os dados das caixas-pretas de um avião Boeing que caiu em Ahmedabad no dia 12 de junho.
A tragédia resultou na morte de 241 pessoas, com apenas uma sobrevivente entre as 242 pessoas a bordo. Além disso, 19 pessoas em Ahmedabad perderam a vida devido ao acidente.
Duas semanas após o desastre, o Ministério da Aviação Civil informou que os dados da gravação de voz e do gravador de dados de voo estão sendo analisados. O objetivo é reconstruir a sequência de eventos do acidente para identificar fatores de risco e melhorar a segurança aérea.
As duas caixas-pretas foram encontradas dias após o acidente, mas chegaram apenas na terça-feira ao Gabinete de Investigação de Acidentes Aéreos em Nova Délhi.
A Air India afirmou que o Boeing 787-8 Dreamliner estava “em bom estado” e que os pilotos eram experientes e altamente treinados.
O comissário de polícia, GS Malik, anunciou a recuperação de mais de 100 celulares para extrair gravações que possam ajudar na investigação. O avião está sendo analisado em local não revelado para detectar falhas mecânicas e outros problemas.
Publicado por Luisa Cardoso
Com informações da AFP