Índia recusa ajuda da ONU para investigar acidente aéreo
Índia rejeita ajuda da ONU em investigação de acidente aéreo em Ahmedabad. Críticas surgem sobre atrasos na análise das caixas-pretas do Boeing 787-8 Dreamliner.
Índia recusa ajuda da ONU: A Índia rejeitou a oferta da ICAO (Organização Internacional de Aviação Civil) para incluir um de seus investigadores na investigação do acidente do Air India Boeing 787-8 Dreamliner, que resultou na morte de 260 pessoas em Ahmedabad em 12 de junho de 2025.
A proposta da ICAO, que foi realizada sem solicitação prévia, visava conceder ao investigador da agência o status de observador na investigação. No entanto, as autoridades indianas negaram a proposta.
A recusa ocorre em meio a críticas de especialistas em segurança sobre os atrasos na análise dos dados das caixas-pretas da aeronave. A informação foi inicialmente divulgada pelo canal indiano Times Now.
A ICAO já havia enviado investigadores para ajudar em outras investigações de desastres aéreos, como a queda de um avião da Malásia em 2014 e um jato ucraniano em 2020, mas sempre a pedido das autoridades locais.
Com informações da Investing Brasil.com.