Índia tem fontes alternativas de petróleo se Estreito de Ormuz for fechado, diz ministro
Índia busca alternativas para garantir suprimento de petróleo em meio a preocupações sobre a segurança no Estreito de Ormuz. Ministro afirma que país possui estoques suficientes para lidar com possíveis interrupções no tráfego marítimo.
Índia se prepara para possíveis restrições no Golfo Pérsico
A Índia está se preparando para importar petróleo bruto de fora do Golfo Pérsico e cortar suas exportações de produtos refinados, caso o Estreito de Ormuz seja bloqueado, segundo o ministro do Petróleo, Hardeep Puri.
Cerca de 25% do comércio mundial de petróleo passa pela região, que conecta o Golfo ao Oceano Índico. Observadores temem que o Irã, em conflito com Israel, possa atacar petroleiros ou fechar o estreito.
Puri afirmou: "Temos estoques suficientes" e que a Índia pode obter petróleo de fontes alternativas em caso de interrupções.
Embora o Irã tenha ameaçado fechar o estreito em tempos de conflito, atualmente não há sinais de que isso ocorrerá.
A Índia consome 5,5 milhões de barris de petróleo por dia, sendo que 1,5 milhão passa pela região. Puri minimizou preocupações: "Não acho que isso seja algo com que estejamos indevidamente preocupados".
A Índia é uma exportadora líquida de produtos petrolíferos, com refinarias como Reliance Industries e Nayara Energy enviando petróleo para países como Emirados Árabes Unidos, Cingapura, EUA e Austrália. As exportações médias atingem 1,3 milhão de barris por dia em 2023, com Reliance e Nayara representando 82% das remessas, segundo dados da Kpler.