Índice de small caps é primeiro dentre os índices dos EUA a entrar em ‘bear market’
As small caps nos EUA enfrentam uma intensa fase de queda, com perdas acumuladas de 22% desde novembro. Especialistas alertam que a fraqueza econômica pode impactar severamente os lucros das pequenas empresas, especialmente amid condições de alta de juros.
Urso ataca as small caps nos EUA. As pequenas empresas, antes beneficiárias das políticas do governo Trump, enfrentam queda significativa.
O índice Russell 2000 caiu 6,59% nesta quinta-feira, seguindo a tendência do mercado, acumulando 22% de perdas desde seu fechamento recorde em 25 de novembro.
Outros índices também estão em baixa: Dow Jones (-3,98%), S&P 500 (-4,84%) e Nasdaq (-5,97%). Apesar das perdas, não indicam ainda um “bear market”.
Keith Lerner, da Truist, explica: “A economia está se enfraquecendo, o que prejudica os lucros”, e as pequenas empresas estão “sendo pressionadas de ambos os lados” com altos níveis de juros sobre a dívida.
Após a eleição de Trump, o Russell 2000 teve um avanço de 8,6%. Porém, varejistas como Victoria’s Secret e Urban Outfitters puxaram o índice para baixo.
Segundo Steven DeSanctis, das Jefferies, as pequenas empresas geralmente caem 13% na primeira metade de uma recessão, e estamos próximos de um mercado em baixa de 26%.
O fundo pode estar próximo ao início da redução das taxas do Federal Reserve, que pode ocorrer em 18 de junho e novamente em 30 de julho. “Se a economia fraquejar, teremos apoio do Fed, o que geralmente é bom para as pequenas empresas”, conclui o estrategista.