HOME FEEDBACK

Indústria alemã pede que EUA e UE 'encontrem soluções' sobre tarifas

A indústria alemã alerta para os riscos de uma escalada nas tensões comerciais e pede por soluções rápidas entre a UE e os EUA. O setor enfatiza a necessidade de um diálogo objetivo para evitar impactos negativos na recuperação econômica.

Indústria Alemã alerta sobre tarifas de Trump

A indústria alemã pediu que a União Europeia e os Estados Unidos "encontrem soluções rapidamente" após ameaças do presidente Donald Trump de impor uma tarifa de 30% sobre produtos europeus a partir de 1º de agosto.

A Federação das Indústrias Alemãs (BDI) considerou o anúncio um "sinal de alerta" e destacou que um conflito comercial entre a UE e os EUA prejudica a recuperação econômica e a confiança na cooperação internacional.

Wolfgang Niedermark, membro da equipe de gestão da BDI, afirmou que devem ser feitas negociações rápidas para evitar uma escalada. As semanas até as tarifas entrarem em vigor devem ser utilizadas para negociar em condições de igualdade.

A UE, que lidera as negociações com os EUA em nome dos 27 Estados-membros, criticou as tarifas, mas ainda busca um acordo comercial.

A Alemanha é particularmente afetada por essas ações, já que sua economia depende fortemente das exportações para os EUA, principalmente nas indústrias química, farmacêutica, automotiva, siderúrgica e de máquinas.

Recentemente, o primeiro-ministro alemão, Friedrich Merz, defendeu um acordo "simples" com Washington, priorizando setores-chave, mesmo que isso implique tarifas adicionais sobre outros produtos.

Leia mais em o-globo