HOME FEEDBACK

Indústria automotiva da China critica 'competição viciosa' após cortes de preços da BYD

Indústria automobilística chinesa teme impactos negativos de cortes de preços em massa. Associação ressalta que competições desordenadas podem comprometer a qualidade dos produtos e a segurança do consumidor.

A Associação da Indústria Automobilística da China alertou sobre a “competição viciosa” após cortes de preços da BYD, gerando preocupações sobre uma possível guerra de descontos que afetaria os lucros das montadoras de carros elétricos.

Após uma montadora reduzir os preços em 23 de maio, várias outras seguiram o exemplo, iniciando um "novo ciclo de pânico de 'guerra de preços'", conforme divulgado em um comunicado no 31 de maio.

A CAAM (Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis) destaca que essas guerras de preços desordenadas aumentam a competição, comprimindo ainda mais as margens de lucro e prejudicando a qualidade do produto e o serviço pós-venda.

A BYD, que reduziu preços em até 34%, viu suas ações e as de outros fabricantes despencarem. A Li Auto previu uma receita abaixo das estimativas para o segundo trimestre devido à demanda fraca dos consumidores.

A associação instou as montadoras a praticarem uma “concorrência justa”, evitando práticas monopolistas e evitando vendas com preços abaixo dos custos.

Leia mais em folha