Indústria da China acelera em março com aumento de exportações, mostra PMI do Caixin
Atividade industrial na China mostra crescimento inesperado em março, com aumento em novos pedidos e exportações. Apesar da recuperação, a guerra comercial com os EUA continua a ameaçar as perspectivas econômicas.
PEQUIM (Reuters) – A atividade industrial da China cresceu no ritmo mais rápido em quatro meses em março, segundo pesquisa do setor privado.
O Índice de Gerentes de Compras (PMI) do Caixin/S&P Global subiu para 51,2 em março, de 50,8 no mês anterior, superando expectativas de 51,1.
A recuperação alinha-se com o PMI oficial que mostrou o crescimento mais rápido em um ano. O aumento foi impulsionado por novas encomendas e pela alta nas exportações, que tiveram o maior ritmo em 11 meses.
Analistas indicam que os importadores dos EUA estão estocando produtos chineses antes do aumento das tarifas. Além disso, fabricantes criaram empregos pela primeira vez desde agosto de 2023.
Wang Zhe, economista sênior, alertou para um mercado de trabalho lento e pressões deflacionárias persistentes devido à demanda insuficiente e otimismo fraco.
A guerra comercial entre EUA e China representa uma ameaça ao crescimento, com os EUA impondo tarifas cumulativas de 20% e possíveis tarifas “recíprocas” a serem anunciadas.
Julian Evans-Pritchard, chefe da China Economics, aponta que o segundo semestre pode não ser melhor e que as tarifas começarão a impactar as exportações.
Além disso, os custos de insumos caíram pela primeira vez em seis meses, permitindo aos fabricantes reduzir os preços de produção pelo quarto mês consecutivo.