Indústria da zona do euro mostra sinais de recuperação em março, segundo PMI
Setor industrial da zona do euro registra aumento na produção após dois anos de contração. Apesar da recuperação, incertezas relacionadas às tarifas comerciais dos EUA podem impactar o crescimento futuro.
Zona do Euro apresenta sinais de recuperação industrial
O setor industrial da zona do euro mostrou os primeiros sinais de recuperação em março, com um aumento na produção pela primeira vez em dois anos, de acordo com pesquisa da HCOB/S&P Global.
O Índice de Gerentes de Compras (PMI) do setor subiu para 48,6, levemente abaixo da estimativa preliminar de 48,7, mas próximo da marca que indica crescimento, 50. O índice estava abaixo desse nível desde meados de 2022.
A produção subiu de 48,9 para 50,5.
Cyrus de la Rubia, economista-chefe do Hamburg Commercial Bank, destacou que “as coisas estão melhorando” e que o PMI subiu pelo terceiro mês consecutivo. No entanto, ele alertou sobre a possibilidade de impacto das tarifas comerciais dos EUA na produção.
O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciará uma proposta de tarifas, aumentando taxas sobre alumínio, aço e automóveis, além de produtos chineses.
Apesar das preocupações, os fabricantes da zona do euro se mantêm otimistas para o próximo ano. O índice de produção futura caiu levemente de 60,1 para 59,9, ainda acima da média de longo prazo.