Indústria registra estabilidade na utilização da capacidade instalada e alta no emprego em fevereiro, diz CNI
Setor industrial apresenta estabilidade na utilização da capacidade instalada, mas preocupa com queda na produção. Apesar de recuos em alguns indicadores, mercado de trabalho mostra sinais positivos e expectativas de crescimento continuam altas.
Utilização da Capacidade Instalada (UCI) do setor industrial permanece estável em 69% em fevereiro, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O indicador está um ponto percentual acima do registrado em fevereiro de 2024.
Uma sondagem, realizada entre 6 e 17 de março com mais de 1,4 mil empresas, mostrou que o índice de evolução da produção industrial caiu pelo quarto mês consecutivo. No entanto, o número de empregados teve alta.
A produção industrial caiu de 48,9 pontos em janeiro para 48 pontos em fevereiro. A escala varia de 0 a 100, indicando que quanto mais abaixo dos 50 pontos, maior a queda.
Marcelo Azevedo, gerente de análise econômica da CNI, afirmou que o recuo é normal entre janeiro e fevereiro, mas foi mais acentuado em 2025, gerando preocupações sobre a taxa de juros que afeta a demanda e a produção.
Por outro lado, o índice de empregados subiu de 49,6 pontos em janeiro para 50,3 pontos em fevereiro. Azevedo destacou a força do mercado de trabalho, com expectativas positivas para o ano.
O índice de evolução de estoques ficou em 49,4 pontos em fevereiro, acima dos 49 pontos de janeiro, mas ainda abaixo dos 50 pontos não atingidos desde outubro de 2024. O índice de estoque efetivo em relação ao planejado foi de 49,6 pontos.
Em março, o índice de expectativa de demanda marcou 55,4 pontos, alta de 0,5 ponto em relação a fevereiro. A expectativa de exportação caiu 0,8 ponto no mesmo período.
A intenção de investimento da indústria diminuiu 0,5 ponto em março, para 57,5 pontos, abaixo do registrado em dezembro de 2024, que foi 58,8 pontos.