Indústrias de bens de consumo duráveis e de não duráveis seguem abaixo de patamar pré-pandemia, diz IBGE
Produção industrial de bens de consumo permanece abaixo de níveis pré-pandemia, conforme dados do IBGE. Juros mais altos impactam negativamente o setor, especialmente eletrodomésticos e eletrônicos.
Indústrias de bens de consumo duráveis e de semiduráveis e não duráveis continuam com produção abaixo do nível pré-pandemia, segundo o IBGE.
A informação foi divulgada por André Macedo, pesquisador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, na edição de maio da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF).
Em maio, a produção dos bens de consumo duráveis e semi e não duráveis caiu 10,3% e 5,9%, respectivamente, em comparação a fevereiro de 2020.
Por outro lado, a produção de bens de capital apresentou um aumento de 11% e a de bens intermediários ficou 5,9% acima do patamar pré-pandemia.
O relatório também revelou que, em comparação a abril, as indústrias de duráveis e semiduráveis e não duráveis tiveram recuos de 2,9% e 1%, respectivamente.
Macedo destacou a baixa produção de eletrodomésticos e eletrônicos, associando o desempenho negativo ao atual contexto macroeconômico de juros elevados.