HOME FEEDBACK

Inflação sobe 0,43% em abril ante 0,56% em março, diz IBGE

Inflação acelera em abril, mas permanece abaixo das expectativas do mercado. O foco agora está na possibilidade de alívio nos preços devido ao fim do ciclo de alta da Selic e ao impacto da guerra comercial.

IPCA registra 0,43% em abril, conforme dados do IBGE, comparado a 0,56% em março.

Projeções de analistas esperavam uma alta de 0,42% para o mês atual.

O ciclo de alta da Selic, que subiu para 14,75%% ao ano, está próximo do fim, indicando que os preços podem finalmente ceder.

A inflação de serviços está quase em 6%% nos últimos 12 meses. O Boletim Focus do Banco Central projeta uma alta de 5,5%% no IPCA para este ano, acima da meta de 3,0%%.

Guerra comercial inicia novo cenário econômico. O esfriamento da demanda, por conta de condições financeiras mais restritivas, pode reduzir pressões inflacionárias.

Incertezas geradas por tarifas de importação dos EUA poderão desacelerar a economia, aliviando pressões inflacionárias, exceto nos EUA.

O Copom menciona que a queda nas cotações de commodities pode ajudar a controlar os preços dos alimentos e combustíveis.

Desde o anúncio das tarifas, os preços do petróleo têm caído, e a Petrobras já reduziu o preço do diesel nas refinarias três vezes recentemente.

Leia mais em o-globo