Influenciador preso em operação contra bets grava vídeo na cela antes de pagar fiança
Influenciador Maumau ZK é preso por porte ilegal de arma e operação contra jogos de azar. Após pagamento de fiança, ele foi solto e divulgou novidades nas redes sociais.
Maurício, conhecido como Maumau ZK, gravou vídeos de sua cela na delegacia de Guarulhos (SP) no sábado (9). Nas imagens, disse que esperaria o alvará de soltura.
Ele foi preso na operação Desfortuna, realizada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, por promoção ilegal de jogos de azar online, lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa. Maumau foi flagrado com uma arma de numeração suprimida e sem porte legal.
No primeiro vídeo, ele afirmou: “Vou fazer uma oração aqui com meus amigos de cela e todo mundo sair dessa.” Depois, ao saber de sua liberação, declarou: “Um homem de Deus não vai ficar preso. Eu não sou ladrão, não sou bandido. Maumau é do povo, Maumau é Brasil.”
Maumau foi solto às 16h30 após audiência de custódia e pagamento de fiança de cem salários mínimos (R$ 151,8 mil).
Ele deverá cumprir medidas cautelares, como:
- Comparecimento bimestral à comarca para informar atividades;
- Proibição de se ausentar da cidade por mais de dez dias sem autorização;
- Comparecimento a todos os atos do processo, sob pena de revogação da liberdade.
A defesa confirmou a autenticidade dos vídeos, mas afirmou que ele não teve acesso direto a um celular. Após a prisão, Maumau adquiriu um novo celular e um computador, fazendo parcerias para divulgar produtos.
A operação Desfortuna cumpriu 31 mandados de busca em vários estados e investiga 15 influenciadores. Maumau nega envolvimento em esquema ilegal e diz ter apenas contrato de publicidade com uma casa de apostas.
Sobre a arma, afirma que “nunca foi usada” e que foi entregue espontaneamente à polícia, recebida como presente em um estande de tiro.