HOME FEEDBACK

Injeções para emagrecer melhoram saúde mental, diz pesquisa

Estudo revela que injeções para emagrecimento não apenas auxiliam na perda de peso, mas também promovem melhorias significativas na saúde mental. Os pesquisadores ressaltam a importância do acompanhamento médico durante o tratamento.

Pesquisadores da Universidade de Berna publicaram uma metanálise que mostra que medicamentos injetáveis para emagrecimento, como o Ozempic, melhoram o humor e a qualidade de vida dos pacientes.

A pesquisa foi apresentada no Congresso Europeu sobre Obesidade em Málaga, Espanha, que começou em 11 de maio de 2025.

Os medicamentos analisados são agonistas do receptor do peptídeo-1 semelhante ao glucagon, incluindo a semaglutida (Ozempic/Wegovy). Eles atuam retardando a digestão e reduzindo o apetite.

A investigação mostrou que essas injeções são seguras e eficazes para adultos que usam antipsicóticos ou antidepressivos para transtornos mentais graves.

  • Não foram encontradas associações com piora da saúde mental.
  • Nem com maior risco de desenvolvimento de novas doenças mentais ou internações psiquiátricas.

Cinco estudos indicaram melhora no bem-estar mental e na qualidade de vida em pessoas com:

  • Transtornos do espectro da esquizofrenia
  • Transtorno depressivo maior
  • Transtorno afetivo bipolar

Os cientistas afirmam que há uma correlação positiva entre a melhora dos parâmetros metabólicos, bem-estar emocional e qualidade de vida.

Destacam também que pessoas com doenças mentais graves costumam morrer, em média, 20 anos antes do restante da população, muitas vezes devido a condições evitáveis como diabetes.

Os especialistas recomendam o uso das injeções apenas com prescrição médica e em conjunto com aconselhamento médico.

Leia mais em poder360