INSS abre 12 processos contra entidades que faziam desconto em folha de aposentados
Corregedoria do INSS investiga denúncias de fraudes em descontos de aposentados e pensionistas. Processos Administrativos de Responsabilização foram abertos contra 12 entidades suspeitas de crimes contra a administração pública.
A Corregedoria-Geral do INSS abriu 12 Processos Administrativos de Responsabilização (PAR) para investigar crimes contra a administração pública. As investigações são direcionadas a associações e sindicatos que realizam descontos em folha de aposentados e pensionistas.
Os processos foram publicados no Diário Oficial da União e visam as seguintes entidades:
- Ambec
- CBPA
- CAAP
- APDAP PREV
- ASABASP
- AAPEN
- AAPPS
- AAPB
- ASBrapi
- Cebap
- Unaspub
- APBrasil
O prazo para conclusão é de 180 dias. O PAR busca a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas. A investigação será conduzida para reunir evidências, com base na Lei Anticorrupção.
Na sexta-feira anterior, o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, anunciou a abertura do PAR com foco em indícios de pagamento de propina a agentes públicos, além de entidades consideradas de fachada.
Essa ação integra um pacote do governo para punir responsáveis pelas fraudes da “Operação Sem Desconto”, da Policial Federal. A Procuradoria-Geral Federal (PGF) também iniciará procedimentos para ações de improbidade administrativa.