INSS começa a devolver a aposentados mensalidades associativas
Beneficiários da Previdência Social receberão devoluções de mensalidades descontadas sem autorização. Restituição será feita junto aos pagamentos de benefícios, em datas específicas, e é necessário solicitar a devolução caso não tenha autorizado os débitos.
INSS começa a restituir valores de mensalidades associativas esta semana.
A devolução dos R$ 292 milhões referentes a descontos realizados de 24 de abril a 8 de maio ocorre após investigações sobre cobranças não autorizadas.
Após a operação da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU), o INSS suspendeu acordos que permitiam descontos diretos de entidades sociais.
Os valores serão devolvidos junto com os benefícios a partir de hoje, com datas variando conforme o valor do benefício e o último algarismo do Número de Benefício (NB).
- Para quem ganha até um salário mínimo: Devolução em datas específicas conforme o calendário regular.
- Para quem ganha acima de um salário mínimo: Mesma regra de devolução com datas específicas.
Para solicitar a devolução, o aposentado ou pensionista deve informar ao INSS que não autorizou o débito. O pedido pode ser realizado pelo Meu INSS (site ou aplicativo) ou através do telefone 135.
O INSS irá verificar a autorização com a entidade responsável e, sem comprovação, esta deverá reembolsar o Instituto.
Atenção: O INSS não solicita documentos pessoais ou dados bancários por redes sociais ou aplicativos. Utilize apenas os canais oficiais.