INSS deve oferecer atendimento em agências a idosos que sofreram descontos fraudados
INSS inicia atendimento para aposentados que contestam descontos indevidos em seus benefícios. Beneficiários podem verificar situações através da Central 135 ou do aplicativo “Meu INSS”.
INSS abre atendimento para aposentados que contestam descontos de contribuições associativas em seus benefícios.
O atendimento presencial será para aqueles que reclamarem da dedução e cujas entidades comprovem autorização através de documentação.
Na primeira fase, aposentados e pensionistas sem o aplicativo “Meu INSS” devem ligar para a Central 135 para verificar se tiveram contribuições descontadas.
Após a reclamação, a entidade beneficiária será notificada e terá que apresentar documentos no INSS para comprovar a autorização. A autenticação acontecerá em uma agência do INSS.
Dados: em seis dias, foram registrados 1,6 milhão de pedidos para restituição de descontos.
O INSS conta com 1,6 mil agências e priorizará o atendimento presencial. Uma parceria com os Correios não está definida e depende da capacidade de resposta do INSS.
A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União realizaram uma megaoperação em abril para combater descontos não autorizados, cujo diagnóstico aponta R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024, com apurações sobre sua legalidade ainda em andamento.
A operação levou ao afastamento e demissão do chefe do órgão, Alessandro Stefanutto; e a saída do ministro da Previdência, Carlos Lupi. O governo suspendeu todos os acordos que previam descontos nas aposentadorias.