HOME FEEDBACK

INSS diz que 1 milhão de segurados já pediram devolução de descontos indevidos

Mais de um milhão de segurados contestam descontos indevidos no INSS, solicitando ressarcimento. Instituições envolvidas terão 15 dias para apresentar documentos que comprovem a legalidade dos descontos.

INSS recebe pedidos de ressarcimento

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) registrou 1.051.238 aposentados e pensionistas que relataram descontos associativos indevidos em seus contracheques.

Esses pedidos de ressarcimento foram feitos entre ontem e 17h de hoje. Apenas 17.963 segurados disseram que os descontos eram legais, representando 1,68% do total de 1.069.201 consultas realizadas.

Os segurados podem contestar os descontos pelo aplicativo Meu INSS, site ou via central telefônica 135. Os descontos contestados englobam todas as 41 instituições conveniadas com o INSS.

As entidades terão 15 dias úteis para apresentar documentação comprovando a filiação dos segurados ou realizar o ressarcimento, com valores corrigidos pela inflação.

Não há previsão de quando os valores descontados indevidamente serão devolvidos. Também não se sabe quantos segurados foram afetados ou o montante total em questão.

Se todos os afetados reclamarem, a fraude poderia alcançar até R$ 5,9 bilhões, mas isso não é a expectativa do governo, que acredita que muitos segurados eram filiados a sindicatos.

Leia mais em valoreconomico