INSS já recebeu 68 mil respostas de entidades acusadas de descontos indevidos, diz Waller
INSS recebe 68 mil respostas de entidades sobre descontos indevidos. Apontada como a solução, a devolução dos valores ainda é tímida, com apenas quatro reconhecimentos de erro até agora.
Gilberto Waller Júnior, presidente do INSS, anunciou que o instituto já recebeu 68 mil respostas de entidades acusadas de descontos associativos indevidos por aposentados e pensionistas.
Das respostas, 48.525 casos já tiveram a restituição dos valores indevidos, normalmente após contestação judicial pelos segurados. Até agora, apenas 4 entidades admitiram erro e se comprometeram a devolver valores.
Os dados foram apresentados por Waller em reunião do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) nesta terça-feira (27). Contudo, as respostas ainda são mínimas se comparadas aos 2,15 milhões de segurados que solicitaram ressarcimento pelos descontos feitos nos últimos cinco anos.
As entidades têm um prazo de 15 dias úteis para enviar a documentação da filiação do segurado ao INSS, ou deverão realizar o ressarcimento. Todas as 41 entidades com acordos para descontos em folha foram contestadas, mas Waller não nomeou as associações com questionamentos baixos.