HOME FEEDBACK

INSS: menções às denúncias de fraudes supera crise do Pix e oposição domina debate com Nikolas

Levantamento revela que o escândalo do INSS gerou 4 milhões de menções nas redes sociais, superando a crise do Pix. O deputado Nikolas Ferreira lidera o debate, impulsionando o engajamento da oposição contra o governo Lula.

Crise do INSS ganha destaque nas redes sociais, superando crise do Pix

Levantamento da consultoria Bites, pedido pelo GLOBO, revela que o número de menções à crise do INSS aumentou, com 4 milhões de menções desde 23 de abril, superando as 2,7 milhões de menções à crise do Pix em janeiro.

A oposição, liderada pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), domina o debate. Um vídeo recente do deputado gerou 4,8 milhões de interações e 97,3 milhões de visualizações no Instagram, comparado às 331 milhões de visualizações do vídeo sobre o Pix.

O relatório indica que o vídeo pautou o tema do INSS como escândalo, contribuindo para um aumento nas menções, semelhante ao volume no dia 24 de abril, após a descoberta do escândalo.

Enquanto isso, o governo apresenta um desempenho inferior nas redes: 271 deputados mencionaram o escândalo, onde 67 do PL geraram 13,7 milhões de interações, em contraste com as 577 mil interações dos 55 do PT.

Disputa de narrativas: A operação da PF e CGU investiga desvios de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024. O governo Lula tenta ressarcir os afetados, alegando que o esquema começou no governo Bolsonaro.

A oposição critica a gestão atual por não ter agido rapidamente, enquanto a ministra Gleisi Hoffmann defende que as fraudes começaram no governo anterior. Ela destacou que quadrilhas criaram entidades-fantasma durante a presidência de Bolsonaro.

Leia mais em o-globo