INSS não vai mostrar valores descontados de aposentados nesta quarta-feira (13)
INSS inicia processo de verificação de descontos indevidos nas aposentadorias e pensões. Beneficiários devem acessar o Meu INSS para informar se autorizaram os débitos, enquanto entidades associativas têm prazo de resposta de 15 dias.
INSS não divulgará valores de restituição para aposentados e pensionistas referentes a descontos indevidos em mensalidades de associações a partir do dia 14.
Os beneficiários foram notificados via Meu INSS sobre descontos nos benefícios, mas o instituto ainda verifica se foram ilegais.
Para conferir se houve desconto, o segurado deve:
- Entrar no Meu INSS com login e senha.
- Procurar a mensagem: "Aviso importante para você..."
Importante: o INSS alerta para que não sejam fornecidos dados pessoais em ligações ou links duvidosos.
A partir de quarta-feira, os beneficiários poderão ver os nomes das entidades que realizaram os descontos. Eles devem informar ao INSS se autorizaram ou não.
As entidades têm 15 dias para responder ao INSS, que irá verificar cada caso.
Um Portal de Desconto de Mensalidades Associativas foi criado para o acompanhamento dos pagamentos contestados. Se o desconto for considerado indevido, será realizado o ressarcimento ao beneficiário.
Valores descontados indevidamente entre março de 2020 e março de 2025 somam cerca de R$ 6 bilhões. O cidadão deve registrar-se no Gov.br e, se necessário, elevar o nível de segurança de sua conta.