INSS recebe mais 300 mil pedidos de reembolso por descontos
INSS registra 1,3 milhão de pedidos de reembolso por descontos indevidos. Beneficiários têm acesso à plataforma para contestar valores, mas variáveis relacionadas ao ressarcimento ainda não foram definidas.
INSS recebeu mais 300 mil novos pedidos de reembolso nesta sexta-feira (16), totalizando 1.345.817 solicitações em três dias.
Os desvios ocorrem devido a descontos indevidos por associações e entidades sindicais. O caso foi descoberto por uma operação da Polícia Federal e da CGU.
Os acessos à consulta de descontos no Meu INSS aumentaram de 4,3 milhões para 5,9 milhões. O uso da plataforma continua em alta, apesar do pedido do presidente Gilberto Waller para que quem não tenha dúvidas evite acessar.
Embora haja algumas instabilidades no sistema, o fluxo de solicitações está mantido. O número de entidades contestadas permanece em 41. Elas têm até 15 dias úteis para comprovar vínculos e autorizações. Caso contrário, devem ressarcir os cidadãos.
Os aposentados e pensionistas ainda não têm data para receber os valores dos descontos. O governo federal criará um calendário para a devolução dos valores. O INSS ainda não divulga o montante individual a ser reembolsado, permitindo apenas a contestação de descontos.
Com o serviço "Consultar Descontos de Entidades Associativas", os beneficiários podem verificar quais entidades aplicaram descontos nos últimos cinco anos.