HOME FEEDBACK

INSS suspende contrato com Agibank para apurar denúncias de 'graves violações'

Suspensão ocorre após denúncias de práticas irregulares, incluindo interceptação de chamadas e resistência à portabilidade. INSS afirma que medidas são necessárias para proteger os direitos dos beneficiários.

INSS suspende contrato com o Banco Agibank para pagamento de benefícios.

No dia 12 de setembro, o INSS impediu o banco de realizar novos pagamentos de aposentadorias, pensões e auxílios temporários. No entanto, segurados que já recebem pelo Agibank continuarão com os pagamentos normalmente.

Os beneficiários podem solicitar portabilidade para outra instituição financeira. O INSS explicou que a decisão ocorreu devido a graves violações ao contrato de serviços.

Denúncias relatam que o aplicativo do Agibank interceptava chamadas telefônicas para a Central 135 do INSS, dificultando o acesso a informações e serviços. Também foram registradas recusas injustificadas à portabilidade e retenção de valores.

Outra prática irregular mencionada é a convocação de beneficiários para lojas do Agibank, sob pretexto de tratar de descontos de entidades associativas.

O INSS classificou essas ações como infração gravíssima, que compromete a relação entre segurados e a instituição.

O Agibank contestou a suspensão, afirmando que ocorreu sem prévia oitiva e negou as acusações de interceptação de chamadas, alegando que redirecionamentos eram para o app “Meu INSS” por meio de um acordo com a empresa DialMyApp.

Sobre os descontos, o banco declarou que não se relacionam com seus produtos e que a comunicação é informativa, tendo suspendido tal ação após orientação do INSS.

O Agibank reafirmou sua disposição em colaborar para restaurar o acordo operacional e reforçar a continuidade dos serviços ao INSS.

Leia mais em valoreconomico