HOME FEEDBACK

INSS vai notificar prejudicados por descontos irregulares na próxima semana; contato será via app

INSS iniciará notificação de cidadãos lesados por descontos indevidos em benefícios a partir do dia 14 de maio. Fraude pode ter causado prejuízos de até R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.

INSS notificará lesados por fraude no dia 14 de maio

O presidente do INSS, Gilberto Waller, anunciou que notificações foram enviadas a 27 milhões de aposentados e pensionistas que não foram afetados por um esquema de descontos indevidos.

No dia 13 de maio, o INSS irá avisar, via aplicativo Meu INSS, 9 milhões de cidadãos que tiveram descontos. Eles devem informar se autorizaram as operações.

Serão notificados aqueles com descontos desde março de 2020. Waller garantiu o ressarcimento para quem não autorizou os descontos, sem informar uma data para devolução.

Importante: o contato será exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS, sem comunicações por telefone ou SMS. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo canal telefônico 135.

No dia 14 de maio, o INSS disponibilizará canais diretos para os cidadãos saberem:

  • Qual associação fez os descontos irregulares
  • Qual o valor descontado

O sistema permitirá que os cidadãos informem a situação dos descontos, se regulares ou irregulares. O INSS se responsabilizará pela defesa dos prejudicados.

Na mesma data, ministros do governo Lula atualizaram sobre a operação "Sem Desconto", que apura R$ 6,3 bilhões em descontos ilegais de 2019 a 2024, onde sindicatos foram associados a beneficiários sem autorização.

Além disso, a investigação revelou que entidades pagavam propina a servidores do INSS para acessar dados dos beneficiários. O governo discute aprimoramentos nos sistemas do INSS e busca ressarcir as vítimas.

O ministro da Previdência, Carlos Lupi, foi demitido em 2 de maio após acusações de omissão. Alessandro Stefanutto, então presidente do INSS, também foi demitido após o escândalo vir à tona.

Leia mais em globo