INSS: vítimas de fraude podem contestar descontos a partir desta quarta-feira; veja como fazer
A partir de hoje, aposentados e pensionistas do INSS podem contestar descontos irregulares em seus benefícios pelo aplicativo Meu INSS. O governo busca identificar fraudes e iniciar o processo de ressarcimento para aqueles que foram prejudicados.
Aviso do INSS sobre descontos irregulares: A partir de quarta-feira (14), aposentados e pensionistas do INSS poderão contestar descontos irregulares feitos em seus benefícios nos últimos cinco anos pelo app Meu INSS.
No dia 13, os beneficiários receberam uma notificação e podem informar se os descontos foram autorizados.
Objetivo: O governo busca ressarcir brasileiros vítimas de fraudes relacionadas a esses descontos. A investigação revelou que associações cadastraram pessoas sem consentimento, desviando até R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.
Como contestar:
- Baixe o aplicativo ou acesse o Meu INSS com conta gov.br.
- Vá em "Do que você precisa?" e busque "consultar descontos de entidades".
- Marque se autorizou ou não cada desconto, forneça dados para contato e envie.
Canal telefônico: Ligue para 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Processo de ressarcimento: Se o segurado declarar que não autorizou o desconto, o INSS notificará a associação, que terá 15 dias úteis para comprovar a autorização ou restituir os valores.
Se a entidade falhar, terá que devolver o montante ao segurado, que receberá via Guia de Recolhimento da União (GRU).
Devolução dos valores: O governo ainda não definiu a data, mas os descontos irregulares identificados em abril serão devolvidos entre 26 de maio e 6 de junho.
Se a entidade não pagar: O INSS encerrará o processo administrativamente, informando o beneficiário sobre possíveis ações legais contra a entidade.