Inteligência artificial chega às videiras da França em busca da poda perfeita
Nova simulação de poda de videiras utiliza realidade virtual para ensinar estudantes de viticultura. A tecnologia visa facilitar o aprendizado e desmistificar técnicas consideradas complexas.
Simulação de viticultura em realidade virtual é o foco de um novo projeto na França.
Lola Billy, uma aprendiz de viticultora de 20 anos, usa óculos de realidade virtual e um controle de videogame para praticar a poda de videiras. Ela destaca a sensação realista da experiência.
A simulação, chamada Ampelos, homenageia um personagem mitológico grego e foi desenvolvida pelo estúdio Nyx com apoio do CEA e da casa de conhaque Hennessy.
No Instituto de Richemont, os alunos têm a chance de corrigir erros e aprender sem a sazonalidade das condições climáticas reais. Após o treinamento virtual, eles praticam em videiras reais.
O Ampelos também visa desmistificar a poda, que pode levar anos para ser dominada. O instrutor Romain Soulié enfatiza a importância de abordar posturas corretas e a visualização da circulação da seiva.
Com as mudanças climáticas e a expansão da viticultura, Mathilde Boisseau ressalta que esta inovação é aplicável globalmente.