Investida contra o Brasil é razão para impeachment, diz Nobel de Economia
Krugman critica tarifa de Trump como tentativa de intimidar o Brasil e defende impeachment. Economista ressalta que a medida reflete uma falta de justificativa econômica e serve para punir o país por seu julgamento político.
Paul Krugman, vencedor do prêmio Nobel de Economia em 2008, classificou como “perversa” e “megalomaníaca” a decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de impor uma tarifa de 50% aos produtos do Brasil.
Trump anunciou a taxação em 9 de julho de 2025, justificando que a medida é uma represália ao tratamento dado ao ex-presidente Jair Bolsonaro durante seu julgamento no STF. Ele chamou o processo de “caça às bruxas”.
No Substack, Krugman criticou Trump por usar tarifas para apoiar outro “aspirante a ditador”, afirmando que a medida não tem justificativa econômica.
Krugman destacou que o Brasil, com mais de 200 milhões de habitantes, faz menos de 2% do seu PIB em exportações para os EUA.
Ele questionou: “Trump realmente imagina que pode usar tarifas para intimidar uma nação enorme, que nem sequer depende muito do mercado norte-americano?”
O economista concluiu que a ação poderia ser um motivo para o impeachment de Trump, afirmando que “essa investida contra o Brasil já seria motivo suficiente para um processo de impeachment”, e chamou a situação de um “passo terrível na espiral de decadência” do país.