HOME FEEDBACK

Investidor que ‘antecipou’ quebra histórica nos EUA agora alerta para hype com IA

Investidor Jim Chanos alerta para riscos de retração no ecossistema de IA, citando comparações com a bolha da tecnologia nos anos 2000. Ele destaca que a redução inesperada de despesas de capital pode impactar lucros corporativos e o crescimento econômico.

Investidor Jim Chanos alerta sobre o ecossistema de inteligência artificial, que pode estar perto de uma retração.

Chanos, fundador da Chanos & Co., faz um paralelo entre o atual momento das empresas de IA e a era das redes na década de 1990, destacando o crescimento das ações.

Em participação no podcast Odd Lots, ele mencionou a possibilidade de redução na demanda por serviços relacionados à IA, o que poderia impactar lucros corporativos e o crescimento econômico.

O investidor ressaltou que grandes empresas estão gastando bilhões em data centers e semicondutores, mas poderão cortar investimentos de forma inesperada, como aconteceu no início dos anos 2000 com a Cisco e a Lucent.

Ele alerta que a desaceleração no mercado de trabalho e possíveis disrupções econômicas podem levar a uma diminuição nas despesas de capital pelas empresas.

Chanos adverte que o ecossistema de IA, embora significativo, é um fluxo de receita arriscado. Ele constata que projetos podem ser paralisados, refletindo em receitas abaixo das expectativas.

Também criticou a valorização excessiva de algumas empresas no mercado, como a Strategy de Michael Saylor, destacando que seu valor de mercado supera o da criptomoeda que possui.

Sobre a Tesla, Chanos fez um paralelo com a Cisco, afirmando que o mercado projeta esperanças e sonhos em empresas, o que pode inflacionar suas avaliações.

Ele ironizou a percepção do público sobre o fundador da Tesla, Elon Musk, afirmando que até ações polêmicas do empresário seriam justificadas em termos de valor de mercado.

Leia mais em bloomberg