Investigações sobre ataques de Israel contra Gaza devem ‘apresentar resultados’, defende ONU
A ONU exige que Israel não apenas investigue as mortes de jornalistas em Gaza, mas também garanta resultados eficazes. O porta-voz reafirma a responsabilização como essencial para a justiça após o ataque ao hospital que resultou em 20 mortes.
ONU cobra investigações sobre mortes em Gaza
A ONU afirmou, nesta terça-feira (26), que Israel deve investigar as mortes em Gaza, incluindo o bombardeio de um hospital que matou 20 pessoas, entre elas, jornalistas.
O porta-voz do Escritório de Direitos Humanos da ONU, Thameen Al-Kheetan, destacou que as investigações devem apresentar resultados. “É preciso haver justiça”, enfatizou.
Os comentários foram feitos após um bombardeio israelense contra o hospital Nasser em Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza, que resultou em pelo menos cinco mortes de jornalistas.
Kheetan afirmou que o número elevado de jornalistas mortos levanta questões sobre a proteção da imprensa. “É responsabilidade de Israel, como potência ocupante, investigar”, disse.
Desde o início da guerra, pelo menos 247 jornalistas palestinos foram mortos. “Os jornalistas são os olhos e ouvidos de todo o mundo e devem ser protegidos”, concluiu Kheetan.
*Com informações da AFP