IOF: governo não quer 'peitar' o Congresso, diz líder sobre ação no STF contra derrubada de decretos
José Guimarães revela estratégia do governo para contestar aumento do IOF no STF. Líder destaca busca por diálogo e superação de tensões com o Congresso.
Deputado José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara, comunicou que o governo irá judicializar a derrubada do decreto que aumentou as alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
Guimarães afirmou que a ação não é um enfrentamento ao Congresso, mas sim uma forma de preservar as atribuições do executivo. Ele informou o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), sobre a decisão antes de ser oficializada.
Motta recebeu a comunicação de maneira tranquila e sem críticas. Guimarães destacou a importância de dialogar com o Congresso para permitir a votação dos projetos de interesse do governo.
“Nossa intenção é dialogar com os dois presidentes”, afirmou. Ele enfatizou que a solução para a crise deve ser encontrada por meio da política e do diálogo.
Guimarães também negou que o governo esteja tentando oposição ao Congresso, afirmando que a luta é contra a fome e a sonegação de impostos.