IOF: Motta e líderes devem se reunir com Fazenda antes de audiência com Moraes
Hugo Motta busca diálogo com o Ministério da Fazenda para evitar intervenção do STF sobre o aumento do IOF. A reunião ocorre em meio a críticas de parlamentares sobre a influência do Judiciário nas decisões fiscais do governo.
Reunião Importante: O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), se reunirá com integrantes do Ministério da Fazenda esta semana.
Objetivo da Reunião: Discutir um acordo sobre a derrubada ou manutenção do decreto que aumenta o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
Prevenção de Interferência: Motta busca um entendimento com o governo antes da audiência com o ministro do STF, Alexandre de Moraes.
Reação dos Parlamentares: Durante reunião de líderes da Câmara, os parlamentares expressaram desconforto com a interferência do Judiciário e consideraram a audiência uma demonstração de “desrespeito”.
Decisão Recente do STF: Na última sexta-feira, Moraes decidiu manter o IOF sem o aumento previsto no decreto, suspendendo tanto os decretos do Executivo quanto o projeto aprovado pelo Congresso.
Estado Atual: Com a decisão, as alíquotas do IOF permanecem inalteradas, como estavam antes do aumento.