HOME FEEDBACK

IPCA volta a acelerar em julho, mas fica abaixo do esperado. A Selic volta a subir?

Inflação oficial do Brasil apresenta leve alta em julho, acumulando 3,26% no ano. Projeções do mercado superaram a variação registrada, levantando questionamentos sobre a manutenção da Selic.

IPCA em julho sobe 0,26%, revela IBGE

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a "inflação oficial", teve alta de 0,26% em julho, após um aumento de 0,24% em junho.

No acumulado do ano, o IPCA chega a 3,26%, e nos últimos 12 meses, 5,23%, abaixo de 5,35% do período anterior. No entanto, a inflação ainda está acima da meta do governo de 3% ao ano, com limite tolerável de 4,5%.

Os números ficaram abaixo das expectativas de economistas, que projetavam uma alta de 0,35%.

Impacto na Selic:

  • Alta da inflação pode levar o Banco Central a aumentar a Selic para conter consumo.
  • Se a inflação estiver sob controle, os juros podem ser cortados para estimular a economia.
  • Atualmente, a Selic está mantida em 15% ao ano.

Pressões externas:

Tarifas altas impostas pelos EUA podem aumentar a inflação no Brasil, afetando a entrada de dólares e encarecendo importações.

No cenário atual, o ciclo de aperto monetário pode ter chegado ao fim, mas a aceleração da inflação pode alterar essa trajetória.

Variedade de preços:

O grupo Alimentação e Bebidas teve queda de 0,27%, assim como Vestuário (-0,54%) e Comunicação (-0,09%). Os grupos Habitação e Educação apresentaram altas de 0,91% e 0,02%, respectivamente.

Leia mais em valorinveste